MADER REALIZA PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA

O evento decorre hoje e amanhã, dias 31 de Agosto e 01 de Setembro do ano em curso, na cidade de Maputo, Catembe, e a abertura foi dirigida pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi. 

Na ocasião, o Chefe de Estado anunciou que Moçambique já tem tecnologia para produção de trigo. Frisou que os resultados da pesquisa da cultura indicam o potencial de produtividade de 7 toneladas por hectare no Niassa e 4 toneladas por hectare em outras regiões. 

Num outro momento, o Presidente da República avançou como próximos passos a libertação da variedade e disseminação desta tecnologia que passará pela multiplicação massiva de sementes e treinamento por via dos extensionista. Garantiu que o Governo vai investir nos próximos dois anos e meio, 3 bilhões de meticais na investigação agrária em Moçambique com vista a requalificar os laboratórios de investigação e de produção de vacinas, bem como campos de multiplicação de sementes pré-básica e básica. 

Participam do simpósio participantes virtuais, 350 convidados presenciais entre cientistas e investigadores nacionais e internacionais, academia, sector privado, sociedade civil e parceiros de cooperação.

Artigos relacionados